Enquanto no outbound, que diz respeito ao marketing mais tradicional, a empresa adota uma postura mais ativa para comunicar uma mensagem, divulgar suas soluções e prospectar novas oportunidades de negócio, no inbound trabalha-se mais a atração de potenciais clientes genuinamente interessados na solução.
As ações de inbound buscam fazer com que os prospects cheguem voluntariamente até a empresa, despertando neles um interesse nos produtos ou serviços oferecidos.
No inbound, adota-se uma postura mais consultiva e menos “invasiva”, diferentemente do outbound.
Em relação ao outbound, o público é abordado pela empresa que quer impactá-lo por meio de alguma abordagem ativa, sem que esteja esperando por isso.
O que é outbound marketing?
Conforme bem adiantamos no tópico anterior, o outbound marketing se refere a uma série de estratégias mais tradicionais e proativas para comunicar alguma mensagem e se relacionar com o público.
Como exemplos de outbound marketing, podemos citar:
🔹Anúncios em mídia online (links patrocinados, banners em sites e blogs, anúncios no YouTube etc) e offline (TV, jornal, revista, rádio, outdoors etc);
🔹Participação em feiras e eventos relacionados ao seu mercado de atuação;
🔹Cold calls e cold mails.